Algumas mulheres passam por essa fase que é se deixar de lado, se desconectar de si, encontrar um processo de autocuidado, que é basicamente cuidar de si mesma da sua imagem do seu interior do seu exterior começa a ser desafiador.
Confesso que a maternidade me completou de tal maneira que eu realmente me anulei aos poucos, priorizando o cuidado dos filhos, da família, mas a conta chega né? Vou contar aqui o que tenho feito para recomeçar esse processo de me cuidar mais e reconectar com a minha essência.
Comece Descomplicando
Sempre vou recomendar o mais simples e o básico sabe? Parar por 5 segundos em frente ao espelho se olhar, dizer o quanto você é incrível, linda e poderosa. (ainda que você não se sinta assim, desta maneira essa crença vai surgindo, acredite em mim). Cuidar do cabelo, pele, enfim da imagem por completo e aos poucos ir se sentirá melhor.
Seja Egoista
É com muito carinho que digo isso, chega de dizer sim para os outros e não para você. Não há mais como negar que isso tem te causado dor, sofrimento e anulação. Pense com carinho em você, se trate com o mesmo carinho dado aqueles que contemplam seu dia. Você melhor, tudo ao seu redor estará melhor. Encontre um tempo para renovar suas energias e ser melhor pra você.
Marque um compromisso
Esse compromisso é com você, acredita? sim, anote na sua agenda (segunda: autocuidado 1hora) o que não está anotado não será realizado, aprendi isso com uma psicóloga maravilhosa Débora Carvalho e realmente é verdade. Confesso que essa tarefa tem sido a mais complicada de realizar, afinal exige disciplina e compromisso com você mesma. Tenho um checklist do auto cuidado e todos os dias acesso ele e percebo que o dia em que não marquei como concluído é o dia em que me sinto mais pra baixo.
Aprenda a Receber
Vou dar meu exemplo, tá? Tinha dificuldade em receber presentes, acreditar que era necessário aquele mimo, sempre acreditava que “não precisava” e quando comecei a aceitar presente, meu Deus como eu me dei conta de que realmente eu não me achava merecedora daquilo, isso era real. Hoje entendo que sim eu mereço!
Mereço me mimar, me cuidar, pausar, criar e ter um hobby, ler um livro, comprar presentes pra mim mesma, enfim isso fortalece o autocuidado e alimenta o nosso bem-estar emocional.
Encontre seu amor
Em Mateus 22:37–39 encontramos uma lição de amor, mas muitas vezes mal interpretada. Quando Jesus diz “amar o próximo como a ti mesmo” aqui Ele tinha a certeza que o óbvio não precisava ser dito, mas entendi que sim, afinal você vai amar de todo seu coração, porque este mesmo sentimento você transborda em si mesma, certo? é o que buscamos quando nos desconectamos de nós mesmas.
Desejo que você encontre de toda maneira esse amor, esse carinho, esse cuidado e reconecte-se com a benção que está dentro de você!