Algumas atitudes podem transformar o seu perfil no Instagram em uma referência no seu nicho. Basta aprender a dominar a plataforma. Se hoje você tem um negócio mas não entende como se destacar nas redes sociais, leia até o final dicas simples e práticas para aplicar no seu dia a dia.
Quem é seu público?
Entender para quem está destinado seu produto ou serviço é um requisito mínimo, mas que muitos ignoram. Pode observar que profissionais que deram certo, foram aqueles que olharam que transformaram seguidores em clientes fiéis, isso porque encontraram estratégias que fazem seus seguidores, escolherem por eles. Mas afinal, qual é essa estratégia?
Gerar conexão
Compreendendo pontos de identificação da sua persona (seu cliente ideal) com a sua realidade, você consegue então aproximar ela de você. Vamos então criar um perfil imaginário: [Dani Doces] ela quer se tornar referência em a mestra dos doces, além de que deseja ensinar a como fazer da sua habilidade uma máquina de dinheiro. Ou seja ela quer ser mentora de quem já trabalha com doces, para aumentar sua renda, vendendo então seu conhecimento. Logo já sabemos quem é seu público
Sabendo disso você pode criar pontos de conexão, como conversas sobre desafios da profissão, histórias sobre clientes, seus resultados como mentora e a conquista de suas alunas.
Resolva problemas
Uma empreendedora de sucesso utiliza seu Instagram para oferecer soluções ao seu público, mostrando sua jornada: como você era, de onde saiu, o que conquistou e, principalmente, que sabe o caminho. A mensagem é clara: “Venha comigo.” Além disso, ao resolver problemas, você também se posiciona como uma autoridade no assunto.
Essa atitude de ajudar pessoas a descobrirem algo com você ativa um gatilho mental poderoso, muitas vezes imperceptível. Sabe aquela sensação de gratidão que desperta o desejo de retribuir? Pois bem, isso também é uma estratégia de marketing. Pronto, falei. Ensinar e compartilhar conhecimento é incrível, mas também é uma forma de gerar esse desejo intrínseco no seguidor. Quando ele pensar em aprender ou buscar ajuda, a primeira pessoa que virá à mente será você.
Rotina
Você não precisa se tornar blogueira para vender seus serviços ou produtos, mas é importante que elementos da sua rotina apareçam para criar pontos de conexão com o público. Por exemplo, a [Dani Doces] compartilha a leitura de livros específicos para seu desenvolvimento pessoal ou profissional, mostra como prepara sua mesa posta como um ato de autocuidado ou registra momentos levando os filhos à escola. Esses são detalhes que inspiram suas seguidoras e as fazem sentir-se representadas.
Por isso, procure refletir diariamente em seus stories ao menos um ponto de conexão entre você e sua audiência.
Mostre quem é você
Parece simples, mas muitas pessoas travam nesse ponto por medo de se mostrarem como realmente são e desagradar. Algumas não enxergam relevância em suas histórias ou, até mesmo, nem sabem quem realmente são. Vivemos em um momento delicado em relação à identidade, onde muitas pessoas buscam inspiração para se tornar quem admiram, o que pode ser um grande equívoco.
Reconhecer quem somos torna nossos conteúdos autênticos. Algo único, que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar. E é justamente essa autenticidade que cria o seu diferencial.
As pessoas compram o que você vive
Isso é uma realidade: as pessoas compram seus produtos e serviços, mas o motivo vai além. Elas desejam desfrutar do estilo de vida que você vive hoje. Por que os cursos online fazem tanto sucesso? Porque, em sua maioria, prometem algo além do conteúdo: uma rotina com liberdade geográfica, a possibilidade de estar onde quiser enquanto trabalha e, ainda assim, ter dinheiro entrando na conta. Se fosse apenas pelo conhecimento, muitos optariam por cursos presenciais tradicionais. As pessoas compram os benefícios que seu produto ou serviço proporciona.
Por isso, incluir elementos de conexão em sua rotina é tão importante. Isso permite que elas se imaginem vivendo a sua realidade, despertando, de forma natural, o desejo de comprar de você.
Um grande erro
Ignorar seus concorrentes é um erro. Eles não são vilões; muito pelo contrário, podem ser fontes valiosas de inspiração e aprendizado. Ignorar o que seus concorrentes fizeram, seja algo que deu certo ou errado, pode levar você a cometer os mesmos erros ou perder oportunidades valiosas.
Além disso, é importante buscar referências fora do seu território, explorando estratégias de outros países e aprendendo com suas execuções. Também vale olhar para outros nichos e adaptar ideias que possam ser aplicáveis ao seu negócio. Lembre-se: as ideias não precisam ser completamente inovadoras. Você pode, sim, aproveitar conceitos de outros, ajustando-os à realidade do seu negócio. O diferencial está na forma como você implementa.
Acredito que esses pontos vão te ajudar de uma maneira surreal de dominar o instagram e se tornar referência no seu nicho. Se você seguir essas ideias, seu negócio vai crescer, e a competição vai deixar de ser uma preocupação. Estamos juntas nessa jornada.