Se você recebeu o diagnóstico de gravidez de alto risco, sei que é uma descoberta nada agradável quando se está gravida. Te convido a ler até o final do artigo, pois tenho certeza que irá ser importante durante sua gravidez um pouco do que tenho a contar.
Minha descoberta de uma gravidez de alto risco veio acompanhada por muitos medos e desafios, conforme contei em outro artigo, descobri que estava gravida dias depois de ter sido submetida a uma cirurgia, desde então tive diagnósticos nada animadores, como embrião implantado baixo demais, considerando uma possibilidade de aborto.
Descobrindo a Gravidez de Alto Risco
A descoberta de uma gravidez em grande parte do que relatado por mulheres ainda grávidas são emocionantes e alegres. No entanto, eu não posso dizer o mesmo, ao descobrir que estava grávida, me deparei com inúmeras notícias desanimadoras, inicialmente fazendo teste de Beta quantitativo para observar se havia crescimento esperado dos hormônios, uma espera angustiante. Depois desta batalha a felicidade durou pouco tempo e foi quando me deparei com uma gravidez de alto risco, meu coração se encheu de incertezas e medos novamente. Afinal, o que significava exatamente ter uma gravidez de alto risco?
Definindo a Gravidez de Alto Risco
Uma gravidez de alto risco é uma gravidez que apresenta algum tipo risco/complicação para mãe ou bebê e que requer cuidados especiais, ou seja pode ser por doenças preexistentes, idade materna avançada, ou até mesmo ocorrências inesperadas durante a gestação.
Os Desafios Físicos e Emocionais
A jornada da gravidez de alto risco foi uma verdadeira montanha-russa de emoções para mim. Além dos sintomas físicos comuns da gestação, tive que lidar com o descolamento ovular, que me trouxe muita apreensão no início. Logo após, foi identificado placenta prévia, acretismo placentário e colo curto, ah esqueci de dizer sobre a diabetes gestacional, nem preciso dizer o tanto de preocupações que acompanharam minha gestação. Tem vídeo no meu canal, onde eu explico melhor. Clique Aqui
A Incerteza Sobre o Parto
Uma das principais dúvidas que surgiram foi sobre o tipo de parto mais adequado para uma gravidez de alto risco. Afinal, seria possível realizar um parto normal? Foi então que entendi a importância de um pré-natal bem acompanhado e da orientação médica para definir a melhor forma de dar à luz.
O Suporte e a Busca por Informações
Durante toda a gravidez, busquei apoio em grupos de apoio e na internet para entender melhor a gravidez de alto risco e as possibilidades de tratamento. Encontrei relatos inspiradores de outras mães que passaram por situações semelhantes e isso me trouxe conforto e esperança. É o que me motiva a estar hoje compartilhando tudo com vocês, sei o quanto aquece nosso coração saber que alguém passou pelo que passamos e tem histórias de bençãos para contar.
Superação e Aprendizados
Com muita coragem e determinação, enfrentei cada desafio que surgiu ao longo da gestação. Nada fácil, meu filho mais velho tinha apenas 4 anos e só queria a mãe para brincar, enquanto isso eu mantinha meu repouso absoluto. Aprendi a me permitir ser cuidada, saindo do papel de cuidadora. Mas tentei na medida do possível cuidar do meu corpo e da minha mente, buscando sempre manter pensamentos positivos e focar no bem-estar do meu bebê. Sempre colocava músicas para meu bebê, conversava com ele sobre o quanto ele era forte e corajoso. E já agradecia a Deus por tê- lo com saúde em nossa família.
Não se engane achando que todos os dias eram assim, tinha dias em que eu tentava a todo custo deixar de ter pensamentos negativos, mas a oração parecia ser “fraca”.
Deus nos capacita para a batalha
A gravidez de alto risco pode trazer muitas incertezas e desafios, mas também é uma oportunidade de crescimento e superação. A nossa mente tem um peso enorme na condução da nossa gestação, por isso cuide dela, antes mesmo de cuidar do corpo.
Para todas as mães que estão passando por uma gravidez de alto risco, saibam que não estão sozinhas. Busque por apoio, um pré natal com um médico(a) humana, fara muita diferença. Pensamentos positivo! é possível superar qualquer desafio e vivenciar esse momento tão especial com amor e dedicação.
Espero que através desse relato, eu tenha te ajudado, sinta meu abraço. E lembre-se, não há um caminho único para a maternidade, cada gravidez é única e especial.
Obrigada por ter lido até aqui, um beijo.
Fica com Deus e fuiii